quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sistema de Coordenadas UTM


O UTM - Universal Transversa de Mercator - é um sistema de coordenadas baseado no plano cartesiano (eixo x,y) e usa o metro (m) como unidade para medir distâncias e determinar a posição de um objeto. Diferentemente das Coordenadas Geográficas (ou Geodésicas), o sistema UTM, não acompanha a curvatura da Terra e por isso seus pares de coordenadas também são chamados de coordenadas planas.

Os fusos do sistema UTM indicam em que parte do globo as coordenadas obtidas se aplicam, uma vez que o mesmo par de coordenadas pode se repetir nos 60 fusos diferentes. A imagem ao lado representa um desses fusos, com a linha horizontal representando o Equador e a vertical, o Meridiano Central do Fuso UTM.

Outra característica do sistema de Mercator é que não há coordenadas negativas e apenas dois eixos: E(x) e N(y), indicando, respectivamente, Longitude e Latitude. No nosso hemisfério sul, as distâncias do eixo N(y) iniciam em 10.000.000 na linha do Equador e decrescem para o sul até 0; enquanto o eixo E(x) começa em 500.000 aumentando para o Leste e decrescendo para Oeste. No hemisfério Norte, as coordenadas de eixo E(x) se comportam da mesma maneira, enquanto que as do eixo N(y), tem sua origem no Equador e aumentam para o Norte.

O que escrevi aqui é apenas um conceito amplo e muito mais pode ser aprendido a partir dos links abaixo:

É possível, com cálculos matemáticos, converter coordenadas planas para geográficas bastando saber o fuso na qual as coordenadas UTM estão. O site do curso de Engenharia Cartográfica da  UERJ tem um conversor online.

6 comentários:

danielli disse...

obrigada ajudou muito para estudar para a prova de topografia de hoje kkkk, grata!

Ricardo Gomes disse...

Muito bom! Exatamente o que eu procurava e com as palavras que eu precisava para organizar as informações na minha cabeça.

Unknown disse...

Foi a melhor esplanacão que o obtive em relacão as coordenadas UTM...thanks alot...

Unknown disse...

Thanks alot...is that what I was looking for...better explained...

Anônimo disse...

Excelente: simples e objetivo.

Anônimo disse...

C.k:18

Postar um comentário

Não são permitidos comentários ofensivos, com qualquer teor religioso ou anônimos.