domingo, 16 de maio de 2010

Diferenças entre GPS de Navegação e Geodésico


A diferença é pequena mas muito significante (ambos coletam coordenadas a partir da constelação de satélites) e o uso é distinto, afinal cada aparelho funciona de uma maneira própria para te dar coordenadas no campo. Pra início de conversa, temos a precisão, e essa define a aplicação do aparelho; um GPS de navegação funciona com a observável Pseudodistância e tal método lhe confere uma precisão de alguns metros. Excelente para localização de pontos, determinação de rotas e levantamentos menos precisos. Já o GPS Geodésico trabalha com a Fase de Batimento da Onda Portadora e isto lhe garante uma precisão de poucos centímetros, dependendo da técnica de posicionamento utilizada - várias vezes maior que a de um GPS de navegação.


Então os levantamentos geodésicos e, claro, os georreferenciamentos de imóveis, monitoramento de estruturas na engenharia e outros trabalhos mais técnicos utilizam-se do segundo modelo, graças à sua precisão e acurácia. Entretanto, todo trabalho de georreferenciamento de imóveis rurais necessita de um aparelho de navegação, pois ainda há mais uma diferença entre os dois tipos: a disponibilidade das coordenadas.


Os aparelhos de navegação fornecem coordenadas em tempo real (ora, é um aparelho para orientação e localização) enquanto as coordenadas rastreadas por um GPS geodésico são pós-processadas: necessitam de um software para corrigir e gerar o relatório do levantamento.

Será a partir desses dados pós-processados que faremos os mapas georreferenciados.

Saiba mais: