terça-feira, 6 de abril de 2010

Google Maps integrado ao CAD

Esta é uma ótima ferramenta para visualização e edição de plantas urbanas. O Project Butterfly da Autodesk integrou o Google Maps aos desenhos do AutoCAD que forem importados para edição online.
O vídeo abaixo (em inglês) mostra como funciona:



Acho que podemos esperar essa ferramenta para as futuras versões do programa. Até mais!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Coordinate Geometry - COGO


Quem trabalha com desenho de plantas topográficas e já usou o AutoCAD Map ou o ArcGIS já deve ter lido o termo "COGO", que é a abreviação em inglês para Geometria Coordenada ou Geometria por Coordenadas. A delimitação de uma geometria utilizando esse método é feita a partir dos valores de distância e azimute (azimuth) ou rumo (bearing). Se você estiver utilizando o AutoCAD padrão (não o Map 3d), antes de mais nada, deverá ajustar os valores angulares do programa de maneiras diferentes para trabalhar com rumo ou azimute. A partir do comando "UNITS", defina os seguintes valores mostrados na imagem para cada caso (o exemplo de valores para leitura de azimute já foi mostrado no post sobre como definir a escala de um mapa no AutoCAD).


Agora, para traçar um vértice do polígono que tenha os valores de distância e ângulo 50m e 30°45'50", por exemplo, digite na linha de comando ou no dynamic imput (F12): "PL" para inserir uma polilinha e em seguida os valores 50<30d45'50". Este comando diz que sua polilinha mede 50 m (estamos trabalhando com distâncias reais) e tem como azimute 30 graus, 45 minutos e 50 segundos. Para traçar o vértice utilizando rumo, digite da seguinte maneira: "PL" e em seguida 50. Quando estiver digitando, não se preocupe com os espaços entre as direções e os ângulos ou com letra maiúscula ou minúscula, lembre se de sempre indicar primeiro a direção horizontal (Leste ou Oeste) e por último a vertical (Norte ou Sul).

Nota: Surveyor's Units são Unidades de Agrimensor.