sexta-feira, 19 de março de 2010

AutoCAD direto no navegador - Web CAD Editor

A Autodesk tem um excelente serviço para visualizar, editar e compartilhar arquivos DWG direto do seu navegador: o Project ButterflyAgora, a partir de um cadastro bem simples no site, você pode usar um dos arquivos de teste disponíveis ou fazer o upload do seu próprio projeto. Muito embora o programa rode sem todas as características do AutoCAD instalado em um desktop, a utilidade dessa novidade é indiscutível.


A melhor parte: é gratuito e pode servir não apenas como editor, mas como uma biblioteca de projetos no formato DWG. O serviço funciona nos navegadores Internet Explorer, Firefox, Google Chrome e Safari.

domingo, 14 de março de 2010

Grade de coordenadas UTM no AutoCAD

A grade de coordenadas UTM é um item indispensável em uma planta topográfica. Se você ainda não sabe montar uma, está lendo o texto certo.

O procedimento é muito simples. Primeiro, observe os valores numéricos de suas coordenadas e insira um ponto ("PO") com coordenadas redondas. Exemplo: se um ponto em seu desenho tem como valores de x,y "508978.6898,8567345.9000" (1), insira um ponto com o valor de "508000,8568000" (2). Feito isto, trace uma linha ("L") ou polilinha ("PL") que atravesse toda a área do lugar que estiver desenhando nos sentidos horizontal e vertical. Agora é só aplicar offsets ("O") com intervalos iguais para todos os traços - escolha o valor que fique melhor pro seu mapa (3).

Para inserir o texto com cada coordenada, use o comando "DT".  Com o comando "ID", verifique o valor encontrado para E na extremidade da linha vertical e N na extremidade da linha horizontal. Distribua os textos e modifique-os de acordo com o intervalo definido por você.

Você também deve cortar ("TRIM" ou "TR") as linhas que passam por dentro do seu polígono e deixá-las afastadas dele o suficiente para que a grade não atrapalhe a leitura das demais informações  do seu mapa como o nome dos marcos e pontos e os confrontantes da propriedade que foi desenhada.