domingo, 14 de fevereiro de 2010

Azimute e Rumo no AutoCAD

Azimute é uma abertura angular medida no sentido horário a partir do Norte até um alinhamento (0° a 360°).
Rumo é a abertura angular medida em ambos os sentidos a partir do Norte ou Sul até um alinhamento e que forma um ângulo de 0° a 90°. Sua direção é indicada por N,S,W,E, NE, NW, SE ou SW.
Temos duas opções para medir tais ângulos: podemos usar o comando "DIMANGULAR" e então selecionar o arco, ou os seguimentos de reta que formam o ângulo ou podemos utilizar o comando "TRIM" ou "TR" para remover do desenho as partes do arco que estarão fora da medida. Após remover essas partes, ao colocar o cursor sobre o  grip central do arco, o programa nos dá a medida desejada.




O exemplo do slide acima, mostra um alinhamento com o Rumo de 79° SE

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Como definir a escala de um mapa no AutoCAD

Escala é relação de proporção entre uma distância medida no mapa e uma distância medida no terreno.

Essa deve ser a principal dúvida de quem começa a trabalhar mapas georreferenciados no AutoCAD®. A princípio é difícil saber a relação entre as medidas do Model Space e Paper Space (ou Layout). Então, de cara, vamos estabelecer esta relação para que o raciocínio seguinte se torne mais simples.

No Model Space, um mapa é desenhado pelas coordenadas planas que são a distância de cada ponto (m) em relação à origem do sistema x,y. Ora, se estamos desenhando em metros e a distância entre os pontos é a mesma distância encontrada em campo, nosso desenho está em sua escala natural - 1:1 (tamanho real) - e isto independe de qualquer aproximação (zoom) que apliquemos. Já o Paper Space é o ambiente próprio para a visualização de como o trabalho será após a impressão ou plotagem, então é aqui que o mapa sofrerá a redução da escala, e a relação é simples: uma unidade desenhado no Model Space são 1.000 unidades no papel, no nosso caso, 1m terá 1mm de tamanho.


No entanto, nem todo trabalho poderá usar a escala de 1:1.000 e é por isso que aplicaremos a escala mais adequada para cada caso. Existe um cálculo que pode ser feito para decidir a orientação do papel e a escala adequada, mas o que faremos é encaixar o desenho com várias tentativas até encontrarmos o tamanho ideal.

Ao abrir o Paper Space, digite o comando "ZOOM" ou apenas "Z" e ative com a barra de espaço; o próximo passo é escolher a opção Scale. Para isso, você pode teclar a seta direcional pra baixo para ver as opções e selecioná-la (como na imagem acima), ou digitar Scale, ou ainda apenas digitar "s". Agora, para escolher a escala desejada, digite "1/escala escolhida ÷ 1.000" - pode parecer complicado, mas use 1/1 para definir 1:1.000, 1/10 para 1:10.000, 1/100 para 1:100.000 (imagem abaixo) e assim por diante até encontrar a escala que mais se ajusta ao seu trabalho.


Uma consideração: o programa, por padrão, não trabalha com uma unidade de medida específica. O que você pode fazer é indicar (indicar é diferente de definir) sua opção para que alguém que abra seu arquivo .dwg veja a unidade usada. Para isso,  use o comando Units: "UNITS > espaço" e a seguinte tela aparecerá para você indicar medidas lineares e angulares, e definir o número de casas decimais, por exemplo, além do sentido da contagem dos ângulos e o posicionamento do 0°.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sistema de Coordenadas UTM


O UTM - Universal Transversa de Mercator - é um sistema de coordenadas baseado no plano cartesiano (eixo x,y) e usa o metro (m) como unidade para medir distâncias e determinar a posição de um objeto. Diferentemente das Coordenadas Geográficas (ou Geodésicas), o sistema UTM, não acompanha a curvatura da Terra e por isso seus pares de coordenadas também são chamados de coordenadas planas.

Os fusos do sistema UTM indicam em que parte do globo as coordenadas obtidas se aplicam, uma vez que o mesmo par de coordenadas pode se repetir nos 60 fusos diferentes. A imagem ao lado representa um desses fusos, com a linha horizontal representando o Equador e a vertical, o Meridiano Central do Fuso UTM.

Outra característica do sistema de Mercator é que não há coordenadas negativas e apenas dois eixos: E(x) e N(y), indicando, respectivamente, Longitude e Latitude. No nosso hemisfério sul, as distâncias do eixo N(y) iniciam em 10.000.000 na linha do Equador e decrescem para o sul até 0; enquanto o eixo E(x) começa em 500.000 aumentando para o Leste e decrescendo para Oeste. No hemisfério Norte, as coordenadas de eixo E(x) se comportam da mesma maneira, enquanto que as do eixo N(y), tem sua origem no Equador e aumentam para o Norte.

O que escrevi aqui é apenas um conceito amplo e muito mais pode ser aprendido a partir dos links abaixo:

É possível, com cálculos matemáticos, converter coordenadas planas para geográficas bastando saber o fuso na qual as coordenadas UTM estão. O site do curso de Engenharia Cartográfica da  UERJ tem um conversor online.