sábado, 6 de fevereiro de 2010

Como definir a escala de um mapa no AutoCAD

Escala é relação de proporção entre uma distância medida no mapa e uma distância medida no terreno.

Essa deve ser a principal dúvida de quem começa a trabalhar mapas georreferenciados no AutoCAD®. A princípio é difícil saber a relação entre as medidas do Model Space e Paper Space (ou Layout). Então, de cara, vamos estabelecer esta relação para que o raciocínio seguinte se torne mais simples.

No Model Space, um mapa é desenhado pelas coordenadas planas que são a distância de cada ponto (m) em relação à origem do sistema x,y. Ora, se estamos desenhando em metros e a distância entre os pontos é a mesma distância encontrada em campo, nosso desenho está em sua escala natural - 1:1 (tamanho real) - e isto independe de qualquer aproximação (zoom) que apliquemos. Já o Paper Space é o ambiente próprio para a visualização de como o trabalho será após a impressão ou plotagem, então é aqui que o mapa sofrerá a redução da escala, e a relação é simples: uma unidade desenhado no Model Space são 1.000 unidades no papel, no nosso caso, 1m terá 1mm de tamanho.


No entanto, nem todo trabalho poderá usar a escala de 1:1.000 e é por isso que aplicaremos a escala mais adequada para cada caso. Existe um cálculo que pode ser feito para decidir a orientação do papel e a escala adequada, mas o que faremos é encaixar o desenho com várias tentativas até encontrarmos o tamanho ideal.

Ao abrir o Paper Space, digite o comando "ZOOM" ou apenas "Z" e ative com a barra de espaço; o próximo passo é escolher a opção Scale. Para isso, você pode teclar a seta direcional pra baixo para ver as opções e selecioná-la (como na imagem acima), ou digitar Scale, ou ainda apenas digitar "s". Agora, para escolher a escala desejada, digite "1/escala escolhida ÷ 1.000" - pode parecer complicado, mas use 1/1 para definir 1:1.000, 1/10 para 1:10.000, 1/100 para 1:100.000 (imagem abaixo) e assim por diante até encontrar a escala que mais se ajusta ao seu trabalho.


Uma consideração: o programa, por padrão, não trabalha com uma unidade de medida específica. O que você pode fazer é indicar (indicar é diferente de definir) sua opção para que alguém que abra seu arquivo .dwg veja a unidade usada. Para isso,  use o comando Units: "UNITS > espaço" e a seguinte tela aparecerá para você indicar medidas lineares e angulares, e definir o número de casas decimais, por exemplo, além do sentido da contagem dos ângulos e o posicionamento do 0°.

1 comentários:

Unknown disse...

Olá amigo, ótimo tutorial consegui entender, como eu faço para saber em que escala estar um mapa no paper espace? tipo, um topografo me trouxe um mapa no cd no formato dwg abri ele e embaixo dele tá escrito escala 1/2500. onde eu vou no programa para ver se realmente tá com esta escala?

Postar um comentário

Não são permitidos comentários ofensivos, com qualquer teor religioso ou anônimos.